Solenidade de Pentecostes
- Pe. Thiago Guimarães
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Atualizado: há 18 horas
Passados os dias da Ressurreição, a promessa feita por Cristo, se concretiza: o Paráclito vem sobre a Igreja, reunida em oração. A Virgem Maria e os discípulos no Cenáculo são essa imagem da Igreja nascente que inicia sua missão!
A primeira leitura desta solenidade, destaca para nós a missão do Espírito Santo: a vivência da união! Se antes, em Babel, houve a confusão das línguas, pois as pessoas queriam ser maiores que Deus, agora o Espírito Santo vem sobre todas as pessoas que estavam reunidas e, embora de diferentes localidades, todos se entendiam! O Espírito Santo é união, o Espírito Santo é entendimento!
No Evangelho, retornamos à manhã da Ressurreição. Os discípulos com medo, trancados, se afastam de todos e ficam estagnados em seus receios. Jesus aparece e deseja "a paz" àqueles corações atribulados! Na sequência, assim como na Criação, dá o sopro de vida nova aos discípulos! A partir de então, a coragem vem e os discípulos iniciam a missão! Assim é o Espírito Santo, Ele nos dá coragem, Ele nos envia à missão!
Missão essa que Paulo destaca na segunda leitura! Muitos são os dons, carismas, ministérios, porém, um único Deus a quem servimos! Assim o Espírito também nos impele, a colocarmos nossos dons a serviço do Reino.
Assim é o Espírito Santo: quebra as diferenças, nos coloca em movimento de anúncio, nos chama à missão!
Feliz Pentecostes a todos!
Padre Thiago Henrique da Silva Guimarães de Freitas
Pároco da Paróquia do Puríssimo Coração de Maria
Guaratinguetá-SP
Comments