19° Domingo do Tempo Comum
- Pe. Thiago Guimarães

- 10 de ago.
- 2 min de leitura
Um convite de Jesus para estarmos prontos, com o coração livre e cheio de fé, para segui-Lo a qualquer momento.
Dom. 10 de ago. 2025

19° Domingo do Tempo Comum
Uma pergunta vem ao nosso encontro na liturgia deste domingo: "estou preparado para seguir a Jesus?"
O Evangelho, segundo Lucas, apresenta para nós três parábolas. Seguimos para Jerusalém, e Jesus faz o caminho catequético com seu "pequenino rebanho", para que eles também estejam preparados para tudo que irão vivenciar.
Primeiro: um convite ao desapego - Jesus pede aos discípulos que estejam livres de coisas materiais, que possam atrapalhar a missão e afirma que "o tesouro deles será onde estiver também o coração". Ou seja, se o coração está preso às coisas materiais, o ideal do Reino estará difícil de ser concretizado!
Segundo: apresentação das parábolas - Jesus então se compara a três imagens: "do senhor do casamento, a um ladrão e a um senhor administrador". Em todos os casos, tem-se o convite à vigilância, à atenção, ao cuidado em preparar o ambiente para acolher essas pessoas (ou no caso do ladrão, fazer de tudo, para que não fosse roubado).
No meio do Evangelho, Jesus sinaliza: "ficai atento, pois o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos esperas". Lucas escreve este livro, por volta do ano 70 após a Ressurreição, e lembra dos ensinamentos do Mestre, como um convite a reforçarem a vivência de suas vidas no fiel seguimento. Esperava-se que o "fim dos tempos" fosse logo e as práticas da fé, começavam a enfraquecer.
Terceiro: o questionamento de Pedro - todos os ensinamentos são destinados a eles ou às autoridades da época, que também guiavam o povo? Jesus responde a pergunta com uma parábola e termina dizendo: "a quem muito foi dado e confiado, muito mais será pedido e exigido". Assim, todos os ensinamentos são destinados àqueles que esperavam a vinda do Reino, aos discípulos da primeira hora e a nós!
Quarto: como estar preparado? - Olhemos para a 2ª leitura. O autor nos mostra o exemplo de fé de Abraão e Sara! Somente pela fé podemos alcançar as coisas inalcançáveis. Somente pela fé, superamos os desafios. Somente com a fé continuamos vigilantes e atentos, preparando nossa vida e coração para acolher o Senhor em nosso meio!
Tenhamos fé, busquemos a fé, vivenciemos a fé, testemunhemos a fé!
Padre Thiago Henrique da Silva Guimarães de Freitas
Pároco da Paróquia do Puríssimo Coração de Maria
Guaratinguetá-SP




Comentários