top of page

17° Domingo do Tempo Comum

Atualizado: 1 de ago.

Jesus nos ensina a chamar Deus de Pai e nos convida a confiar na Sua misericórdia, como filhos que sabem que serão ouvidos.

Dom. 27 de jul. 2025



17° Domingo do Tempo Comum

Deus age sempre com misericórdia e, uma das formas de alcançarmos essa graça em nossas vidas, é pela via oracional.


O Evangelho, segundo Lucas, apresenta o pedido dos discípulos a Jesus: "Senhor, ensina-nos a rezar". O caminho para Jerusalém continua sendo de aprendizado e desta vez, a oração é a chave do ensinamento. Jesus faz o convite a seus discípulos a chamar a Deus de "Abba", ou seja "Pai" (na versão original, a expressão é "Papaizinho" a forma mais íntima e próxima de uma criança chamar seu pai). A oração tem o louvor a Deus e vários pedidos: vinda do Reino, ter o pão diário, perdão dos pecados, fortaleza diante das tentações... Em contrapartida, a condição oracional, pois também aquele que reza, deve oferecer o perdão!


Na sequência, duas parábolas que fogem do conteúdo oracional, mas que estão relacionadas com a 1ª leitura. Trata-se do "amigo importuno" e das relações entre "pais com seus filhos"). Ambas parábolas mostram a relação da misericórdia de Deus para com o ser humano, visto que se o homem é capaz de atender os apelos do amigo importuno, muito mais Deus escuta os apelos de Seus filhos, basta ter a confiança de que as "coisas boas" virão, mesmo diante de nossas atitudes inconsequentes.


Aí olhamos para a 1ª leitura, do livro do Gênesis, quando Abraão intercede pelo povo de Sodoma. Uma história da ação misericordiosa de Deus, para justificar a destruição das cidades próximas ao Mar Morto, devido às ações naturais da região (terremotos e vulcões). O autor, desta forma, procura catequizar o povo sobre a questão do "pecado que destrói" mas acima de tudo, da misericórdia de Deus que é muito maior do que o desejo de castigar. Mesmo não tendo um grande número de "justos", Deus sempre olhará por àqueles que permanecerem fiéis.


Assim também nós: busquemos a fidelidade no seguimento, pois somos novas criaturas e ganhamos a vida nova, a partir de nosso Batismo!

Padre Thiago Henrique da Silva Guimarães de Freitas

Pároco da Paróquia do Puríssimo Coração de Maria

Guaratinguetá-SP

Comentários


Logo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito

CNPJ:53.329.421/0002-08

Praça Dr. Benedito Meirelles, s/n, centro, Aparecida-SP |  nscaparecida@arqaparecida.org.br  |  Tel: (12) 3105-1502

© 2023 - 2025 por PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO BENEDITO

bottom of page