top of page

16° Domingo do Tempo Comum

Abraão, Marta e Maria mostram diferentes formas de acolher a Deus. E nós, temos espaço em nossa rotina para reconhecê-Lo e escutá-Lo?

Dom. 20 de jul. 2025

Por Pe. Thiago Guimarães


16° Domingo do Tempo Comum

"Acolhida" é a palavra chave da liturgia deste domingo. Como temos acolhido Deus em nossas vidas? Somos bons hospitaleiros ou, nas agitações diárias, não percebemos Sua presença?


A 1ª leitura, do livro do Gênesis, relata para nós a acolhida que Abraão dá a "três homens" que aparecem junto ao Carvalho de Mambré. Está árvore, símbolo do Sagrado para os povos cananeus, é o sinal da presença Divina. Abraão acolhe em sua tenda essas pessoas, oferece água para se refrescarem (pois era o momento mais quente do dia) e alimento. Sara, assa os pães, Abraão prepara um novilho assado e o banquete é oferecido àqueles "três homens". Abraão não sabe, mas acolhe em sua casa o próprio Deus! No final, vem a benção: os Seres garantem que Sara terá um filho. Embora não apareça no relato deste domingo, os versículos seguintes mostram a incredulidade de Sara (pois era idosa), ao mesmo tempo, destaca a confiança de Abraão. O acolhido de Deus em casa, trouxe a mudança de vida para Sara e Abraão.


No Evangelho, continuamos na mesma esteira sobre o acolhimento. Lucas afirma que Jesus entra num povoado e dirige-se à casa de Marta e Maria. Como sabemos, por outros evangelhos, são as irmãs de Lázaro e a casa está em Betânia! Marta, como sugere seu próprio nome, é a "senhora, a dona" da casa. Maria, sua irmã mais nova! Ao acolherem Jesus, uma porta-se como discípula, pois senta-se aos pés de Jesus. A outra, continua na agitação do dia-a-dia para bem acolher o ilustre hóspede. O incômodo vem, e Marta questiona a Jesus sobre a presença de Maria que "não faz nada". Por sua vez, Jesus num gesto de serenidade e acolhida, simplesmente diz: "Marta, Marta, você anda inquieta por muitas coisas. Maria escolheu a melhor parte".


Precisamos, em nós, ter o justo equilíbrio entre Marta e Maria. A urgência do anúncio do Evangelho é real, porém, precisamos também estar na presença do Senhor, ouvir seus ensinamentos, conhecer sua vida, transmitir seus valores. E só faremos isso, quando tivermos a atitude de Maria: sentar aos pés de Jesus e escutar o que Ele tem a nos dizer.


Abraão e Marta acolheram em suas casas a Deus. Maria acolheu em seu coração o Salvador!

Padre Thiago Henrique da Silva Guimarães de Freitas

Pároco da Paróquia do Puríssimo Coração de Maria

Guaratinguetá-SP

Comentários


Logo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito

CNPJ:53.329.421/0002-08

Praça Dr. Benedito Meirelles, s/n, centro, Aparecida-SP |  nscaparecida@arqaparecida.org.br  |  Tel: (12) 3105-1502

© 2023 - 2025 por PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO BENEDITO

bottom of page