14° Domingo do Tempo Comum
- Pe. Thiago Guimarães
- há 3 dias
- 2 min de leitura
O Evangelho fala do envio missionário: Deus cuida como mãe. Somos enviados a levar Cristo, com alegria, desapego e paz aos outros!
Dom. 06 de jul. 2025
Por Pe. Thiago Guimarães

A temática do "Envio" é o que refletiremos no Evangelho deste domingo. Porém, todo Aquele que envia, cuida e, todo aquele que é enviado, deve levar Cristo!
Assim, temos o relato da 1ª leitura, do Profeta Isaías. Estamos no período pós-exílio, a população de Jerusalém está descrente e desorientada. Deus então fala pela boca do profeta e, se temos sempre a imagem de "Deus como Pai", nesta leitura temos Sua manifestação de "Deus como Mãe". O convite a alegria inicia a leitura e, no decorrer vemos todo o cuidado de Deus que cuida de Seus filhos, assim como "uma mãe que acaricia sei filho". É o ponto alto da revelação de Deus no Antigo Testamento. O saudoso Papa João Paulo I, em seu discurso no Angelus em 10 de setembro de 1978, afirmou: "Deus é pai; mais ainda, é mãe". É está a imagem que a liturgia nos comunica.
Já Paulo, na 2ª leitura, continua a falar à comunidade dos Gálatas sobre a salvação. Visto que alguns pregadores afirmavam que somente os circuncisos seriam salvos, ele reafirma que o que importa é seguir a Cristo, pois todos, por meio de Sua entrega, são "novas criaturas", sendo o centro de toda missão, "a Cristo Crucificado".
Por fim, o envio dos "72 discípulos". Trata-se de um relato exclusivo de Lucas, que mostra para nós a universalidade da missão. O número "72", simbólico na literatura bíblica, ressalta o número de territórios pagãos já destacados em Gn 10. O envio "de dois em dois", refere-se à validade do testemunho, como o próprio livro do Deuteronômio pedia (Dt 19,15). Os pedidos de Jesus, referem-se à disponibilidade do missionário, do desapego e da abertura aos outros.
Ao retornarem, voltam "contentes", pois cumpriram sua missão! E nós, enquanto batizados, cumprimos a nossa? Hoje, nós somos os enviados a irmos a vários cantos para anunciar a verdade de Salvação, para que tanto nossos nomes quanto daqueles que nos recebem, tenham seus nomes inscritos no Reino dos Céus.
Levemos a Cristo, comecemos em nossas realidades de vida desejando que "a Sua paz" esteja no meio de nós!
Padre Thiago Henrique da Silva Guimarães de Freitas
Pároco da Paróquia do Puríssimo Coração de Maria
Guaratinguetá-SP
Comments