Solenidade de São Pedro e São Paulo
- Pe. Thiago Guimarães
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Pedro e Paulo, pilares da Igreja, deram a vida por Cristo. Celebrá-los é reafirmar a fé na missão da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.
Dom. 29 de jun. 2025
Por Pe. Thiago Guimarães

Desde o século III, celebramos numa única gesta àqueles que são chamados "pilares da Igreja", Pedro e Paulo! Ambos apóstolos de Jesus, cada qual com uma realidade de vida, e que abraçaram o ideal do Salvador. Pedro, vindo de Betsaida, era pescador. Paulo, da cidade de Tarso, era um perseguidor de cristãos! A seu tempo e modo, eles se deixaram tocar por Jesus, honrando-O, com seu próprio sangue, no ano de 64, período em que Nero governava Roma. As leituras deste domingo, trazem para nós, então, a vida de entrega destes Apóstolos.
No Livro dos Atos, temos uma das vezes em que Pedro foi preso. Estamos entre os anos de 41-44 e Herodes Agripa era o governante reinante na Judéia, que empreendeu perseguições aos cristãos. Temos, de início, o relato da morte de Tiago e o mandato da prisão a Pedro. Contudo, apesar de todo o aparato de segurança, Deus age em favor do Apóstolo, enquanto, vale-se destacar "a Igreja rezava continuamente". Aqui vemos que a missão de Pedro continua, mas também vemos a missão da Igreja, nós que somos está Igreja, sobre o poder da oração, de intercessão em favor de nossos irmãos.
Já na 2ª leitura, temos o testamento de Paulo. Ele percebe que sua missão vem chegando ao fim e reconhece que cumpriu sua missão com fidelidade: "combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé". Apesar de todas perseguições, manteve-se fiel a sua missão!
Por fim, o Evangelho. Como já ouvimos outras vezes, temos a famosa pergunta de Jesus "quem dizem os homens que eu sou". Todavia, o destaque vai também para a missão dada a Pedro: "Tu és Pedro, e sobre está pedra, construirei a minha Igreja". Pedro é esta pedra, que se apoia naquele que é a Pedra Angular, Jesus Cristo.
Celebrar os Apóstolos, é celebrar nossa fé, nesta Igreja que é "Una, Santa, Católica e Apostólica", é lembrar que nossa Igreja nos oferece os meios de salvação: a Palavra, os Sacramentos, a Tradição, os Santos, a Virgem Maria. É lembrar que Jesus confiou ao próprio Pedro, a continuidade da missão e hoje, Leão XIV continua a construir essa Igreja e, conosco, caminha em busca de completarmos também nossa missão!
Viva Pedro, Paulo, Leão XIV. Viva a Igreja!
Padre Thiago Henrique da Silva Guimarães de Freitas
Pároco da Paróquia do Puríssimo Coração de Maria
Guaratinguetá-SP
Comments