“Na catequese, aprendemos mais do que ensinamos”: a história de um chamado vivido em casal na Comunidade São José
- Thiago Charleaux | PASCOM
- 30 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de ago.
Graziele – Catequista na Comunidade de São José
Testemunho Vocacional
Olá, me chamo Graziele, tenho 31 anos, sou casado com José Rafael e somos da Comunidade São José. Há dois anos, somos catequistas.
Sempre fui apaixonado por crianças e, desde pequeno, percebia em mim um dom — ainda escondido e pouco lapidado. Quando eu era criança, meu pai participava de um grupo de oração na comunidade e eu gostava muito de acompanhá-lo. Certa vez, percebi que havia algumas crianças meio perdidas, que acabavam distraindo os pais durante o encontro. No encontro seguinte, levei meus materiais escolares e algumas folhas, e levei essas crianças para o fundo do salão comigo. Lá, eu brincava e desenhava com elas.

Minha madrinha viu isso, se encantou com a ideia e criou um grupo de oração específico para as crianças. Eu ainda era criança e não sabia que aquilo era, na verdade, um dom de Deus se manifestando.
Com o tempo, eu e meu esposo participamos do ECC, e, num momento de oração, sentimos que era hora de fazer algo a mais pela nossa comunidade. Deus já havia tocado meu coração dizendo que eu deveria ser catequista. Quando compartilhei isso com meu esposo, ele me disse que também havia sentido o mesmo chamado naquele momento.
No mesmo dia, ao final do encontro, conversamos com uma catequista da nossa comunidade. Ela se prontificou a nos ajudar e, no dia seguinte, por providência divina, nos informou que haveria uma formação. Participamos da formação e, com muitos medos e receios, assumimos sozinhos nossa primeira turma.
Fazer algo em nome de Deus exige entrega e responsabilidade. Sabíamos que precisávamos dar o nosso melhor. Mas Deus, com sua infinita graça, nos capacitou — e agora, com alegria, vamos iniciar mais uma turma.
O que mais gosto de dizer é que, na catequese, a gente aprende mais do que ensina. E é esse aprendizado que nos motiva a continuar servindo com amor.



Parabéns à todos os nossos sacerdotes. Obrigada pela sim de vocês ao responder o chamado de Deus. Que Maria a mãe das vocações, os cubram de bênçãos!