top of page

3º Dia da Novena e Festa de São Benedito 2025

Irmandades de Guaratinguetá e Aparecida, assim como os Guardiões, estiveram entre os convidados.

Por Andresa Custódio | Comissão de Comunicação



A Santa Missa do 3º dia da Novena em louvor a São Benedito foi presidida pelo padre Thiago Guimarães, da Paróquia do Puríssimo Coração de Maria, em Guaratinguetá (SP), e concelebrada pelos padres Paulinho e André Gustavo. A comunidade acolheu os devotos, os reis João Antônio Lourenço Barbosa e Cássia Maciel, com seus familiares, e os convidados da noite: as Irmandades de S. Benedito de Guaratinguetá e Aparecida, os Guardiões de S. Benedito de Aparecida com sua nova vestimenta, abençoada pelo padre André na celebração, representantes do Conisb (Conselho Nacional das Irmandades de São Benedito do Brasil), e os reis da festa de Guaratinguetá.



A principal mensagem proclamada pelo padre Thiago na homilia foi a da conversão, tema da noite: “Com São Benedito, somos discípulos e peregrinos de esperança na busca da conversão”. O padre, que esteve na Jornada Mundial da Juventude, em Portugal, recordou a fala do Papa Francisco que “a Igreja deve ser aberta para todos”. “E assim deve ser a nossa igreja, aberta para todas as pessoas, para todos aqueles que realmente querem ter esse coração convertido, mudado, que realmente segue a nosso Senhor Jesus Cristo”. O padre, ao falar sobre o evangelho do encontro de Maria Madalena com Jesus ressuscitado, refletiu: “Quantas vezes que Jesus já não te chamou pelo teu nome, para que você também o visse, não somente com os olhos físicos, mas com os olhos da fé!”. E ainda dirigiu uma mensagem aos reis João Antônio e Cássia: “Toda a devoção deve ser a partir da alegria e do testemunho que vocês têm em São Benedito. Que continuem testemunhando para nós essa fé, essa devoção, e que São Benedito possa sempre olhar e interceder por vocês”.


Após a Comunhão, foram feitas as orações do dia para a Novena e entoado o hino a São Benedito. Entre vários momentos devocionais, ao final da Missa, a rainha Cássia Maciel foi integrada à Irmandade de São Benedito recebendo a camiseta azul e a fita das mãos da família que coordena o grupo. E Maria Rita Sampaio, voluntária da Festa há 27 anos, por uma promessa, foi homenageada pelos reis da Festa João Antônio e Cássia, recebendo lembranças e os seus três filhos no altar.


Veja a programação completa religiosa e cultural.




Comments


bottom of page