Sacramentos

Os sacramentos são sinais eficazes da graça divina, Jesus Cristo os estabeleceu e os confiou à Igreja para transmitirem a Sua graça. Cada sacramento possui sua própria forma, matéria e graça específicas, por isso através de ritos sensíveis, eles “significam e realizam as graças próprias de cada sacramento.”

Batismo

O sacramento do Batismo é, em primeiro lugar, o fundamento de toda a vida cristã e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. “Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão.”

Eucaristia

O Sacramento da Eucaristia é o memorial morte e ressurreição do Senhor, por isso nós a celebramos como Ele nos instruiu — até que volte. É o próprio Corpo e Sangue de Cristo dentro de nós. Assim como precisamos do alimento corporal, a nossa alma necessita desse alimento espiritual para viver.

Crisma

O sacramento da Confirmação é um dos sete sacramentos da Igreja Católica que, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, constitui o conjunto dos sacramentos da iniciação cristã. É uma etapa fundamental na vida cristã, uma vez que por meio dele os batizados “são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo.”

Matrimônio

O sacramento do matrimônio é um ato sagrado pelo qual um homem e uma mulher se unem em uma aliança de amor, comprometendo-se a compartilhar suas vidas em uma união indissolúvel. Essa união é considerada um sinal visível do amor entre Cristo e a Igreja, refletindo a relação íntima e amorosa entre Deus e seu povo. O matrimônio é uma vocação especial, que requer livre consentimento, compromisso mútuo e a intenção de construir uma família fundamentada nos valores cristãos.